O croissant caseiro é uma daquelas delícias que evocam memórias afetivas e nos transportam para a cozinha da vovó. Feito com carinho e paciência, este pãozinho francês em forma de meia-lua é crocante por fora e macio por dentro, perfeito para acompanhar um café da manhã especial ou um lanche da tarde. Aqui em casa, essa receita é um sucesso garantido, e não há quem resista ao aroma e ao sabor inconfundível desse clássico da confeitaria.
Ingredientes da receita de croissant caseiro
Para a massa
- 2 ovos batidos
- 2 colheres(sopa) rasas de açúcar
- 3 colheres(sopa) de margarina
- 3 xícaras(chá) de farinha de trigo
- ½ xícara(chá) de água
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 1 colher(chá) de sal
Para folhear a massa
- 1 colher(sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres(sopa) de margarina
- 1 ovo batido para pincelar
Modo de preparo
Da massa
- Numa vasilha grande coloque a farinha de trigo (½ xícara de chá), o açúcar, o fermento biológico e misture para homogeneizar.
- Adicione o sal, a água, a margarina e misture bem para agregar. Acrescente os ovos batidos levemente e mexa para incorporar.
- Coloque a farinha de trigo, aos poucos, misturando bem a cada adição, até o ponto de amassar com a mãos na bancada e obter uma massa lisa, homogênea que não grude nas mãos.
- Disponha a novamente na vasilha, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
- Dica: depois desse tempo, pegue a vasilha nas mãos, se estiver leve é porque a massa dobrou de volume e está no ponto correto e agora você poderá “folhear”.
- Coloque a massa na bancada enfarinhada, abra com um rolo modelando um retângulo. Pincele toda a superfície com a margarina “gelada”, dobre a massa formando um envelope.
- Passe o rolo novamente e abra novamente um retângulo. Dobre a massa e repita o processo mais uma vez.
- Com a massa aberta numa espessura não muito fina, corte “triângulos” (15 cm aproximadamente).
- Pegue um triângulo de massa e enrole como um rocambole, a partir da base, modelando o croissant. Repita o processo com o restante dos triângulos.
- Disponha os croissants numa assadeira untada e enfarinhada e deixe crescer por 20 minutos. Após esse tempo pincele com o ovo batido.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos.
- Retire do forno e sirva esse sensacional croissant caseiro!
Dicas e Variações
Recheio: Você pode rechear os croissants com chocolate, queijo ou presunto antes de enrolar a massa, criando variações deliciosas.
Conservação: Os croissants podem ser congelados antes da última fermentação. Basta descongelar e deixar crescer antes de assar.
Versão Integral: Para uma versão mais saudável, substitua metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral.
Veja também: Bolo fofinho e cheiroso da Vovó: Receita ideal pra servir com o Café
Fazer croissant caseiro é uma arte que requer dedicação, mas o resultado compensa cada minuto de esforço. A receita da vovó é uma verdadeira joia, capaz de trazer um sorriso a cada mordida. Aqui em casa, essa delícia é sinônimo de momentos especiais e muitas lembranças boas. Experimente você também e encante a todos com esses croissants maravilhosos.
Não perca a chance de se juntar ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp! Receba diretamente no seu celular receitas únicas e saborosas todos os dias. ENTRE NO GRUPO AQUI – é totalmente gratuito, e você terá acesso antecipado a todas as nossas gostosuras!
Envie seu Comentário