Panetone maravilhoso feito em casa: Receitinha perfeita pra você presentear os amigos e familiares!

Nada simboliza o espírito natalino como um delicioso panetone feito em casa. A combinação de aromas de frutas cristalizadas, passas e a massa macia é capaz de transformar qualquer ambiente, enchendo-o de calor e alegria. Se você está buscando uma maneira especial de presentear amigos e familiares nesta época do ano, esta receita de panetone caseiro é a escolha perfeita. Confira o passo a passo e mãos na massa.

Ingredientes da receita de panetone

Para o panetone

  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo (para polvilhar nas uvas-passas)
  • 2 colheres (sopa) de essência de panetone
  • ½ xícara (chá) de açúcar (100g)
  • 100g de frutas de cristalizadas
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó (30g)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo para ajustar a massa
  • manteiga sem sal ou margarina 80% lipídio (100g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo (360g)
  • 100g de uvas-passas pretas (+ 4 colheres de sopa de água para hidratar)
  • gemas de 5 ovos (78g)
  • 2 colheres (sopa) de preparo para panetone (35g) (opcional)
  • ½ xícara (chá) de leite (120ml) + ¼ de xícara (chá) de leite (60ml ou 4 colheres de sopa) para ajustar a massa
  • gema de ovo batida (para pincelar)

Para a esponja do panetone

  • ½ xícara (chá) de água morna (120ml) (não pode ser quente)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento (120g)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)

Panetone maravilhoso feito em casa

Modo de preparo

Da esponja do panetone

  1. Para a esponja do panetone, coloque numa tigela: a água morna, o fermento biológico seco e a metade da farinha de trigo sem fermento, mexendo bem. Depois junte a outra metade e torne a mexer. Atenção: pode ser que não seja necessária 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Acrescente apenas até obter uma massinha pegajosa.
  2. Reserve por 30 minutos para fermentar.

Do panetone

  1. Primeiramente, adicione as uvas-passas numa tigelinha e acrescente 4 colheres (sopa) de água, deixando de molho por 1 hora, para hidratar.
  2. Numa bacia espaçosa, ponha a farinha de trigo, as gemas, a margarina, a essência de panetone, o açúcar, o leite em pó e mexa bem com uma colher de pau.
  3. Junte uma parte do leite, torne a mexer bem e ponha a outra metade, mais uma vez mexendo.
  4. Acrescente o preparo para panetone (que você encontra para comprar em casas com produtos para festas) e as 4 colheres (de sopa) de leite para ajustar a massa.
  5. A massa ficará consistente, mas grudenta, neste momento, junte a esponja reservada, mexendo com uma colher de pau. A massa continuará consistente, mas pegajosa, é assim mesmo.
  6. Bata essa massa na batedeira planetária durante 5 minutos. Após esse tempo, agregue ½ colher (chá) de sal e bata por mais 5 minutos. Se for sovar na mão, sove por 5 minutos, acrescente o sal e em seguida, sove por mais 10 minutos.
  7. Desligue a batedeira, cubra a tigela com um guardanapo limpo e deixe descansar por 25 minutos.
  8. Enquanto isso, escorra as uvas-passas e acrescente, junto a elas, ½ colher (sopa) de farinha de trigo, reservando.
  9. Pese a massa numa balança culinária e divida em duas partes iguais, dividindo também as uvas-passas e as frutas cristalizadas, em duas porções iguais.
  10. Coloque uma das metades da massa numa bancada, acrescente a metade das passas e as frutas cristalizadas e misture com o auxílio de uma espátula grande, porque a massa é grudenta, fazendo movimentos como se fosse fazer uma trouxinha.
  11. Molhe as suas mãos numa tigela com água e boleie a massa, reservando-a na própria bancada. Repita este processo com a outra metade da massa, uvas-passas e frutas cristalizadas.
  12. Reserve as duas massas boleadas na bancada por 5 minutos.
  13. Na sequência, torne a molhar as mãos, pegue a massa boleada e disponha na forma de panetone de 500g. Faça o mesmo com a outra massa.
  14. Ponha essas forminhas de panetone em cima de uma forma e leve a num lugar quente e abafado, como, por exemplo, forno ou micro-ondas desligados e aguarde crescer bem, até chegar no nível da forma, o que pode levar de 2 a 4 horas, dependendo da temperatura do lugar onde você mora.
  15. Quando já tiverem crescido, pincele os panetones com gema de ovo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por 40 minutos ou até dourar.
  16. Retire do forno, e, para não murchar e se manter fofinho após esfriar, deixe-o esfriar de cabeça par baixo. Você pode espetar a parte de baixo com dois palitos de churrasco, atravessando o panetone e virá-lo com cuidado, apoiando-o em dois potes, deixando virado de ponta cabeça até que esfrie por 2 horas ou de um dia para o outro. Para não ter problemas com formigas, coloque duas vasilhinhas com água, uma embaixo de cada pote.
  17. Sirva e desfrute de seu maravilhoso panetone! Bom proveito!

Rendimento: 2 panetones.

Confira também: Pingo de moça de 4 minutos: Receita não vai ao fogo e nem ao forno, ideal pra servir na sobremesa!

Ao presentear um panetone feito com carinho, você está compartilhando mais do que um simples doce natalino. É um gesto de dedicação e amor que certamente será apreciado por todos que tiverem a sorte de recebê-lo.

Envie seu Comentário