Rosquinha caseira frita da vovó: é prática e muito saborosa

As rosquinhas caseiras fritas são um clássico da cozinha afetiva, aquelas receitas que nos remetem aos sabores da infância e aos momentos especiais ao lado da vovó. Com uma massa simples e prática de preparar, essas rosquinhas se destacam pelo sabor inigualável e pela textura irresistível. Vamos aprender como fazer essa delícia em casa, não esqueça de enviar o seu feedback pra gente, nós ficaremos felizes com a opinião de nossos leitores.

Ingredientes da receita de rosquinha caseira frita 

  • 2 ½ xícaras(chá) de farinha de trigo sem fermento 
  • 4 colheres(sopa) de açúcar
  • 2 colheres(sopa) de manteiga derretida 
  • 1 envelope de fermento biológico seco 
  • 150 ml de água morna 
  • 1 ovo 
  • Óleo para fritar o quanto baste 
  • Açúcar para polvilhar a gosto 
Rosquinha caseira frita da vovó
Rosquinha caseira frita da vovó

Modo de preparo 

  1. Numa tigela coloque o açúcar, o ovo, a manteiga derretida e misture bem para homogeneizar. 
  2. Adicione o fermento biológico seco, a água morna e misture para incorporar. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, misturando bem até o ponto de amassar na bancada. 
  3. Sove muito bem a massa por 10 minutos até obter uma massa lisa, homogênea que grude levemente nas mãos. 
  4. Disponha novamente na tigela, cubra com plástico filme e um pano, e deixe crescer por 30 minutos. 
  5. Após esse tempo, pressione levemente a massa para retirar o ar. Pegue uma porção de massa, com as mãos levemente untadas com óleo, e modele um rolinho de 25 cm. 
  6. Uma as duas pontas e torça modelando a rosquinha. Repita esse processo com o restante da massa e disponha numa assadeira polvilhada com farinha. 
  7. Frite em óleo quente, fogo médio, deixando dourar de ambos os lados. Retire o excesso de óleo em papel toalha, disponha numa vasilha e polvilhe com açúcar a gosto!
  8. Sirva em seguida essa maravilhosa rosquinha caseira frita!

Dicas e Sugestões

Temperatura do Óleo: Mantenha o óleo sempre na temperatura correta para fritar (cerca de 180°C). Se o óleo estiver muito frio, as rosquinhas podem absorver muito óleo e ficar encharcadas; se estiver muito quente, podem queimar por fora e ficar cruas por dentro.

Variedade de Sabores: Experimente adicionar raspas de limão ou laranja à massa para um sabor cítrico delicioso. Você também pode rechear as rosquinhas com doce de leite ou creme de avelã para um toque extra de sabor.

Armazenamento: As rosquinhas fritas são melhores quando consumidas frescas, mas você pode armazená-las em um recipiente hermético por até dois dias. Se quiser manter a crocância, evite guardá-las em sacos plásticos.

Veja também: Biscoito de queijo assado da vovó Rosa: Eu sempre faço pra servir com o Café

As rosquinhas caseiras fritas da vovó são uma verdadeira delícia que trazem aconchego e um toque de nostalgia a qualquer ocasião. Com uma receita prática e ingredientes simples, você pode preparar essas maravilhas em casa e compartilhar momentos especiais com sua família e amigos. Experimente essa receita e descubra o prazer de saborear uma rosquinha fresquinha e feita com carinho.

Não perca a chance de se juntar ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp! Receba diretamente no seu celular receitas únicas e saborosas todos os dias. ENTRE NO GRUPO AQUI – é totalmente gratuito, e você terá acesso antecipado a todas as nossas gostosuras!

Envie seu Comentário