Cocada de forno baiana: Doce maravilhoso!

Nessa matéria você vai aprender a fazer uma Cocada de forno baiana muito saborosa, trata-se de uma ótima sugestão de receita pra você servir em sua sobremesa, eu tenho certeza que todos os seus amigos e familiares vão adorar o resultado. Confira abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, através dos comentários na página.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água (240 mililitros)
  • 2½ xícaras de coco seco ralado
  • 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)
  • 1 colher de sopa de mel
  • cravos da índia
  • canela em pau em pedacinhos

Cocada de forno baiana

Modo de preparo:

Para esta receita dê preferência ao coco seco natural, pois isto garantirá um sabor mais marcante ao doce. Depois de quebrar o coco, retire sua polpa branca e, com o auxílio de uma faca, descasque toda a casca marrom que o cobre.

Rale o coco em pedaços pelo ralador grosso e reserve.

Numa panela, ainda como fogo desligado, dissolva o açúcar na água.

Acrescente o mel, ligue o fogo médio e espere o líquido começar a fervura. De vez em quando mexa para evitar que o açúcar fique na lateral da panela e queime.

Dica: O mel servirá para evitar que a calda fique açucarada e granulada.

Quando a calda alcançar o ponto de fio (isso pode levar cerca de 20 minutos) estará ideal para a execução da receita.

Dica: Para saber se chegou ao ponto de fio, levante a calda com uma colher e despeje-a de volta à panela observando se a calda descerá como um fio, sem interrupções.

Abaixe o fogo e adicione o coco ralado, os cravos e a canela em pau em pedaços à calda, misturando delicadamente. Mexa somente de vez em quando, deixando o coco cozinhar por cerca de 10 minutos ou até secar um pouco a calda e desgrudar levemente do fundo da panela. Desligue o fogo e espere esfriar por alguns minutos.

Numa assadeira grande untada com óleo, monte cocadas individuais com o auxílio de 2 colheres, pressionando para formar montinhos firmes. Leve à geladeira para endurecer um pouco por alguns minutos.

Dica: Neste momento pré aqueça o forno a 200 graus. Se desejar, pode espalhar toda a cocada numa travessa untada para levar ao forno inteira e cortar posteriormente.

Leve suas cocadas para assar em forno pré aquecido por 10 a 15 minutos ou até começarem a dourar nas laterais e superfície levemente! Espere esfriar para retirar da assadeira, com um auxílio de uma espátula.

Dica: É importante ficar acompanhando o tempo para evitar que o açúcar caramelize demais e as cocadas queimem.

Confira também: Receita de Sorvete de doce de leite caseiro!

Sirva as cocadas individualmente em forminhas, se preferir! Em dias mais quentes, deixe-as na geladeira até a hora de servir pois ficarão bem saborosas geladas. Sua cocada baiana de forno está pronta.

Envie seu Comentário