Doce de Leite talhado da Vovó (Receitinha deliciosa)

Nessa matéria você vai aprender a fazer o Doce de Leite talhado da Vovó, trata-se de uma receitinha super tradicional e que faz um enorme sucesso aqui em casa, todos ficam com água na boca. Confira o passo a passo abaixo e mãos à obra, só não esqueça de enviar o seu feedback pra gente, ficaremos felizes demais com a opinião de todos vocês.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 limão
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 2 paus de canela (opcional)
  • 6 cravos (opcional)

Doce de Leite talhado da Vovó

Modo de preparo:

Leve ao fogo médio-baixo uma panela com o açúcar e deixe derreter até virar caramelo. Se você quiser pode adicionar também a canela e os cravos neste passo, para aromatizar seu doce de leite azedo.

Dica: Se você usar leite de saquinho a receita rende mais, porque esse leite contém mais gordura. Quando mais escuro ficar seu caramelo, mais marrom será o doce de leite coalhado.

Adicione o leite lentamente. Quando terminar de adicionar o leite, fique mexendo para dissolver os pedaços de caramelo.
Dica: Se o caramelo estiver muito quente o leite irá respingar, por isso tome cuidado nesse passo.

Em seguida adicione o suco de limão, mexa levemente e espere o leite levantar fervura e talhar. Nesse momento baixe o fogo e deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até secar e se formarem grumos.

Dica: Você saberá que o leite talhou quando o soro começar se separando.

Confira também: Receita de Sobremesa Luar do Sertão!

Deixe seu doce de leite talhado no fogo até ele ficar na consistência da sua preferência (mais sequinho ou com alguma calda). Sirva morno ou geladinho e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite.

Envie seu Comentário