Nozinho frito: Receita para o lanche da tarde!

Nessa matéria você vai aprender a fazer o Nozinho frito, também conhecido em algumas regiões como “nó-de-sogra” e “amarra marido”, é uma ótima sugestão de receita pra você servir no lanche da tarde, ideal pra acompanhar o café tradicional. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo, não esqueça de compartilhar a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de vocês.

Ingredientes Para o nozinho:

  • 1 quilograma de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite morno
  • 1 xícara de açúcar (160 gramas)
  • 4 unidades de ovo
  • 10 gramas de fermento biológico seco (1 sachê)
  • 1 pitada de sal
  • óleo para fritar

Para a calda:

  • 2 xícaras de açúcar (320 gramas)
  • 1 xícara de água (240 mililitros)
  • 1 pacote de coco ralado

Nozinho frito

Modo de preparo:

Para preparar esta receita de nozinho frito simples comece por dissolver o fermento no leite morno.

Dica: Se preferir usar fermento biológico fresco a quantidade é 30g (2 tabletes).

Coloque a farinha numa bacia grande, abra uma cova no centro e coloque aí os ovos, o leite com o fermento, o açúcar e o sal. Com movimentos circulares a partir do dentro misture estes ingredientes com a farinha, usando as mãos ou uma colher.

Transfira a massa do nó-de-sogra para uma superfície enfarinhada e sove bem por 2-3 minutos, até ficar macia e ligeiramente grudenta. Depois cubra com um pano e deixe crescer em um lugar morno por cerca de 2 horas.

Dica: Se colocar a massa ao sol ela crescerá mais rapidamente.

Após o tempo indicado a massa deverá ter dobrado de tamanho. Sove ligeiramente para retirar o ar, separe em pedaços pequenos e faça rolinhos com cada um deles. Com cada rolinho faça um nó, de modo a ficar como na fotografia. Coloque em um tabuleiro de forno untado e deixe crescer por mais 1 hora, assim ficarão bem macios!

Dica: Separe bem os bolinhos de nó no tabuleiro, para que não grudem uns nos outros quando crescerem.

Enquanto isso, prepare a calda dos nozinhos: leve ao fogo uma panela com a água e o açúcar e deixe derreter, sem mexer, até se formar uma calda espessa. Desligue e deixe esfriar.

Dica: Lembre que a calda fica mais espessa depois de esfriar por completo.

Esquente o óleo para fritar e, quando estiver quente, frite alguns nozinhos de cada vez, até ficarem dourados. Coloque os nozinhos fritos escorrendo o excesso de óleo numa paneira ou em papel absorvente.

Confira também: Receita de Bolo de mandioca simples!

Após o passo anterior, os nozinhos fritos, espera marido, nó-de-sogra ou bolinhos de nó estão prontos! Coloque em uma assadeira ou prato de servir, adicione a calda e desfrute dessa quitanda maravilhosa.

Envie seu Comentário