Bolo de mandioca simples (Receita maravilhosa)

O Bolo de mandioca simples é uma ótima sugestão de receita pra você servir em sua casa, seja no café da manhã ou no lanche da tarde, eu tenho certeza que vai agradar o paladar de todos os seus amigos e familiares. Confira a lista de ingredientes abaixo e o passo a passo, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, seu feedback é importante para nós.

Ingredientes:

  • 1 quilograma de mandioca, aipim ou macaxeira
  • 1 xícara de açúcar (160 gramas)
  • 1 xícara de coco ralado (80 gramas)
  • ½ xícara de leite (120 mililitros)
  • 4 ovos médios
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de chá de fermento em pó para bolo

Bolo de mandioca simples

Modo de preparo:

Ligue o forno nos 180ºC. Em seguida descasque a mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira noutras regiões do Brasil) e rale bem até obter uma massa como a da foto. Coloque essa massa de mandioca num pano, enrole como uma trouxinha e aperte bem, para espremer e eliminar o máximo de líquido. Reserve a mandioca.

Dica: Lembre que farinha de mandioca não é o mesmo que mandioca ralada, por isso não poderá usar esse ingrediente na substituição da mandioca ralada.

Na batedeira ou no liquidificador bata os ovos com a manteiga, o açúcar e o leite até obter uma mistura suave e líquida.

Dica: Prefira usar ovos caipiras nesta receita, eles deixam o bolo mais amarelinho! Se você for intolerante à lactose use margarina sem lactose e leite de coco.

Seguidamente adicione a mandioca crua ralada e o coco ralado na mistura anterior e mexa até incorporar. Acrescente o fermento peneirado e mexa levemente.

Dica: Pode usar coco fresco ou seco, porém o coco fresco deixa um gostinho mais interessante na receita!

Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm com buraco e coloque a massa do bolo nela. Leve ao forno preaquecido nos 180ºC e asse por 45 minutos ou até o bolo passar no teste do palito – no entanto lembre que esse bolo não fica fofinho, ele tem uma consistência semelhante a pudim.

Dica: Se o seu bolo começar a dourar antes de ficar pronto cubra com uma folha de papel de alumínio.

Confira também: Receita de Bolo da Moça cremoso!

Seu bolo de mandioca sem trigo está pronto! Retire do forno, espere esfriar e sirva no café da manhã ou no seu lanche da tarde.

Envie seu Comentário