Pão de Arroz cozido: Receita fácil e deliciosa!

Que tal preparar um Pão de Arroz cozido delicioso de maneira prática? É uma ótima sugestão de receita pra você servir em seu café da manhã ou no seu lanche da tarde, eu tenho certeza que todos os seus amigos e familiares vão adorar. Veja abaixo o passo a passo e mãos na massa, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de todos vocês.

Ingredientes:

  • ¼ xícara de arroz cru ou meia xícara de arroz cozido
  • 12 gramas de fermento biológico fresco
  • ¾ xícara de água morna (180 ml)
  • 2½ gramas de farinha de trigo para pão, tipo 1 (400 g)
  • ¼ xícara de óleo de girassol (50 ml)
  • 1 colher de chá de sal

Pão de Arroz cozido

Modo de preparo:

Se você estiver usando arroz cru para esta receita de pão de arroz, comece por cozinhar o arroz. Para isso leve ao fogo uma panela com o arroz, água e uma pitada de sal e cozinhe por 15 minutos, para que fique bem macio.

Após cozer o arroz, escorra-o e deixe esfriar completamente.

Dica: Lembramos que esta receita também pode ser feita com sobras de arroz cozido. Nesse caso você deverá usar arroz branco simples e não arroz temperado.

Continue preparando esta receita de pão vegano: peneire a farinha de trigo para uma tigela, para que fique nem fina e resulte num pão suave.

Desfaça o fermento na água morna e, se necessário, reserve por uns minutinhos para que se dissolva mais facilmente.

Dica: Se quiser substituir o fermento biológico fresco por fermento biológico seco, use meio sachê (aproximadamente 5 g).

Adicione a água com fermento na farinha peneirada e coloque também os restantes ingredientes: o arroz cozido e escorrido, o óleo de girassol e o sal.

Misture com as mãos ou com a batedeira por 10 minutos ou até obter uma massa homogênea, com todos os ingredientes bem misturados. Modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer em um local quente por 1 hora.

Dica: Se quiser bater a massa na batedeira, use o acessório em forma de gancho.

Após o tempo indicado polvilhe farinha numa superfície de trabalho e amasse levemente a massa, para retirar o ar. Modele no formato que preferir e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Volte a cobrir com um pano e deixe crescer em um local quente por mais 1 hora ou 1 hora e meia.

Pré-aqueça o forno nos 110ºC, com calor em cima e em baixo, e coloque no forno um recipiente com água, para que se crie vapor para o pão assar. Faça alguns cortes no pão de arroz já crescido e coloque assando nos 110ºC por 30 minutos ou até o pão dourar.

Confira também: Receita de Crepe suíço na frigideira!

Depois de assar e ficar douradinho, está pronto seu pão vegano de arroz! Um pão sem leite, sem manteiga e sem ovo que com certeza vai agradar a todos aí em casa. Deixe esfriar em um grade de cozinha, para que não fique úmido, e desfrute. Bom apetite!

Envie seu Comentário