Pão de batata de simples de liquidificador (Receita maravilhosa)

Nessa matéria você vai aprender a fazer um Pão de batata de simples de liquidificador, trata-se de uma ótima sugestão de receita pra você servir em sua casa, todos os seus amigos e familiares vão aprovar o sabor. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo, não esqueça de enviar o seu feedback de como ficou, através dos comentários em nossa página.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo (mais se necessário para dar o ponto)
  • 3 batatas médias cozidas
  • 1 xícara de leite morno
  • ½ xícara de açúcar (80 gramas)
  • ½ xícara de óleo (120 mililitros)
  • 2 ovos médios
  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
  • 1 colher de sopa de sal
  • recheio (opcional)

Pão de batata de simples de liquidificador

Modo de preparo:

Fazer pão de batata de liquidificador é muito simples: comece por bater no liquidificador as batatas cozidas e cortadas em pedaços, o leite, os ovos e o óleo. Coloque o fermento e pressione ‘Pulse’ por 1 segundo, somente para misturar.

Dica: Se preferir pode substituir o tablete de fermento biológico fresco por meio sachê de fermento biológico seco (aproximadamente 5 g).

Numa vasilha grande coloque a farinha peneirada, o açúcar e o sal. Abra um buraquinho ao centro e adicione aí a mistura do liquidificador. Comece misturando com uma colher, do centro para fora.

Dica: Prefira usar farinha de trigo tipo 1, que é a mais indicada para o preparo de pão.

Quando a massa ficar mais consistente, amasse com as mãos incorporando muito bem todos os ingredientes. Amasse e sove por uns 5 minutos ou até a massa desgrudar das laterais da vasilha – se necessário, coloque mais farinha até dar ponto. Cubra com um pano e reserve por 1 hora em um local morno.

Dica: Após desgrudar das laterais da vasilha essa massa continua grudando um pouco na mão, no entanto cuide para não adicionar mais farinha que o necessário ou acabará preparando um pão pesado.

Após o tempo indicado a massa deverá ter crescido o dobro, como na foto. Polvilhe farinha numa bancada limpa e lisa e coloque aí a massa. Sove um pouco, para eliminar o ar e conseguir uma massa macia e elástica – polvilhe farinha sempre que a massa grudar na mão ou na bancada.

Separe pequenas porções de massa e, se quiser, coloque recheio a gosto (linguiça, bacon, presunto, queijo…). Se preferir, simplesmente divida a massa em duas porções com o mesmo tamanho e coloque cada porção numa forma forrada com papel manteiga. Cubra a massa com um pano e reserve por 30 minutos.

Dica: Neste caso usei metade da massa para modelar bolinhas de pão de batata recheado com linguiça e, com a outra metade, modelei um pão de batata sem recheio.

Confira também: Receita de Bolo de fubá de frigideira!

Finalmente pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio) e coloque o pão de liquidificador para assar por 30 a 40 minutos, até crescer e dourar. Retire, deixe esfriar um pouco e delicie-se!

Envie seu Comentário