O pudim de pão é uma daquelas receitas que evocam aconchego e tradição, transformando simples sobras de pão em uma sobremesa deliciosa e reconfortante. Esse doce, de origem humilde e criativa, é a solução perfeita para aproveitar aqueles pães amanhecidos que sobram na cozinha, demonstrando que é possível dar uma nova e deliciosa vida aos alimentos que, à primeira vista, parecem ter perdido seu apelo. Além de ser uma prática sustentável, o pudim de pão é uma prova de que a culinária pode ser surpreendentemente inventiva e deliciosa, mesmo com os ingredientes mais simples. Aqui em casa, ele se tornou a resposta padrão para os dias em que nos deparamos com pão excedente. A seguir, compartilho a receita desse pudim maravilhoso que nunca deixa de encantar quem o prova.
Ingredientes da receita de pudim de pão
Para a calda de caramelo
- ½ xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal
Para o pudim de pão
- 3 ovos inteiros
- 600ml de leite integral
- 2 pães franceses grandes dormidos cortados em pedaços ou 3 pequenos
- 500g de doce de leite
- água quente o quanto baste e gotinhas de vinagre (para o banho-maria)
Obs.: A medida da xícara é 240ml.
Modo de preparo
Da calda de caramelo
- Leve uma panela ao fogo com 1 xícara (chá) de açúcar cristal e não mexa até começar a derreter.
- Assim que começar a derreter nas beiradas, vá mexendo com uma espátula, em fogo baixo para não deixar queimar.
- O caramelo estando dissolvido, entre com ½ xícara (chá) de água, despejando cuidadosamente e mexa por vezes, até os torrões de açúcar derreterem.
- Desligue o fogo, deixe essa calda esfriar e ela estará pronta para ser utilizada!
Do pudim de pão
- Adicione no liquidificador: os ovos, o leite, os pães e o doce de leite.
- Bata super bem, para homogenizar.
- Despeje a calda já fria em uma forma de furo central (20cm de diâmetro) e espalhe com uma espátula, para caramelizá-la toda.
- Posicione uma peneirinha sobre a forma e despeje a mistura do pudim, para garantir que não tenha nenhum pedacinho de pão, ajudando a passar com uma colher.
- Acomode a forma dentro de outra forma maior, com água quente até a metade da forma e algumas gotinhas de vinagre, para o banho-maria.
- Cubra o pudim com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) e leve para assar a princípio por 1 hora, em forno pré-aquecido a 180°C. Após 1 hora, retire o papel-alumínio e espete um palito, que deve sair apenas úmido, sem resíduos do pudim. Se necessário, deixe por mais uns 20 minutos, para terminar de assar, observando por vezes, para não queimar.
- Retire, deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira por 1 hora.
- Após esse tempo, tire e aqueça por alguns segundos na boca do fogão, para soltar.
- Desenforme, sirva e delicie-se com seu fantástico pudim de pão!
Dicas para um Pudim Perfeito
Para um sabor extra, você pode adicionar raspas de limão ou laranja à mistura.
O caramelo pode ser feito diretamente na forma, usando açúcar e um pouco de água, caso prefira o sabor do caramelo caseiro.
Veja também: Pudim de leite condensado bem cremoso: Receitinha ideal pra servir na sobremesa de Páscoa
O pudim de pão é mais do que uma simples sobremesa; é uma forma de valorizar o alimento e exercitar a criatividade na cozinha. Com esta receita, os pães que sobram encontram um destino nobre, transformando-se em um doce que agrada a todos. A cada vez que faço essa receita aqui em casa, é uma nova oportunidade de apreciar o quanto a culinária é capaz de transformar ingredientes modestos em pratos extraordinários. Experimente fazer esse pudim maravilhoso e descubra por si mesmo o prazer de criar algo tão especial a partir de algo tão simples.
Não perca a chance de se juntar ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp! Receba diretamente no seu celular receitas únicas e saborosas todos os dias. ENTRE NO GRUPO AQUI – é totalmente gratuito, e você terá acesso antecipado a todas as nossas gostosuras!
Envie seu Comentário