Queijo caseiro bem gostoso: Fácil de preparar, feito totalmente a mão!

O queijo é um alimento que tem conquistado o paladar de pessoas em todo o mundo há séculos. Sua versatilidade na culinária, sabor único e textura deliciosa fazem dele um ingrediente indispensável em muitas cozinhas. Mas você sabia que é possível fazer um queijo caseiro delicioso, sem a necessidade de equipamentos sofisticados, apenas com as mãos? Confira o passo a passo abaixo e mãos na massa, só não esqueça de enviar o seu feedback pra gente, nós ficaremos felizes com a opinião de todos.

Ingredientes da receita de queijo caseiro

  • 10L de leite integral morno (leites tipo B ou C, não pode ser o de caixinha)
  • 10ml de coalho líquido (coagulante)
  • 3/4 de xícara de chá de sal (aproximadamente)
  • 1 litro de água morna
  • *esta receita rende mais ou menos 1kg de queijo

Queijo caseiro bem gostoso

Modo de preparo

Coe o leite para retirar qualquer impureza (pelo, sujeira) em uma tigela (caso seu leite seja direto da vaca). Adicione o coagulante conforme as instruções da embalagem, misture e tampe a tigela, deixando o leite descansar por cerca de 40 minutos, para que o coagulante possa agir.

Abra a tigela e faça movimentos de corte no leite, que já vai estar mais consistente, para que o soro possa ser separado da “massa”. Deixe descansar por mais meia hora e então escorra o excesso de soro. Com o auxílio de uma peneira grande, coe toda a massa, retirando todo o soro.

Antes de voltar a massa para a tigela, coloque o sal na tigela junto com a água morna. Misture bem até dissolver.

Coloque a massa na tigela e amasse bem com as mãos, misturando essa massa na água para salgar por igual e deixar o queijo uniformemente temperado. Escorra a água e coe na peneira novamente.

Em uma forma própria para fazer queijo ou algum pote com furinhos embaixo (para que o restante de soro possa escorrer), coloque a massa de queijo e amasse, fazendo com que se modele à forma/pote e também saia mais o soro. Você pode tirar da forma e virar o lado para apertar o outro lado do queijo.

Confira também: Torta de liquidificador bem recheada: Receitinha maravilhosa!

Você pode já servir dessa forma ou, se preferir um queijo mais firme, deixe na forma por mais alguns minutos ou horas para escorrer ainda mais o soro, levando à geladeira coberto por um pano. Prontinho! Seu queijo caseiro já pode ser saboreado! Aproveite essa delícia.

Envie seu Comentário