Tomate seco caseiro: Receita prática e deliciosa!

Nessa matéria você vai aprender a fazer um Tomate seco caseiro de maneira prática, é uma ótima sugestão de receita pra você servir em pizzas, saladas, massas e tortas, o sabor é maravilhoso. Confira abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, através dos comentários em nossa página.

Ingredientes:

  • 500 gramas de tomates (qualquer variedade)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • ½ colher de chá de sal

Tomate seco caseiro

Modo de preparo:

O primeiro passo desta receita de tomate seco caseiro é lavar muito bem os tomates. Depois corte-os em rodelas ou metades e, se quiser, retire as sementes.

Dica: Poderá preparar esta receita de como desidratar tomate com qualquer variedade de tomate, incluindo o tomate cereja. Pré-aqueça o forno nos 150ºC (forno baixo).

Sem sobrepôr, disponha as rodelas de tomate em um ou mais tabuleiros de forno levemente untados com azeite ou forrados com papel manteiga. Misture um pouco do açúcar com o sal, polvilhe os tomates com uma parte dessa mistura e deixe repousar por 30 minutos, para que os tomates desidratem levemente e libertem seu suco.

Dica: Neste momento também poderá temperar os tomates com oréganos ou alho moído.

Depois escorra esse líquido e leve os tomates para assar no forno preaquecido a 150ºC durante 30 minutos. Retire os tomates do forno, escorra novamente o líquido que libertaram e vire-os, para assar agora do outro lado. Polvilhe mais um pouco da mistura de açúcar e sal e asse novamente por mais 30 minutos.

Dica: Vigie os tomates enquanto estão assando no forno. Tomates menores ou rodelas menores ficarão douradinhos mais rápido, pelo que poderá ser necessário retirá-los do forno antes de completar o tempo indicado. Se o seu forno tiver ventoinha, ligue-a enquanto os tomates estão assando.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias, escorrendo os sucos dos tomates de 30 em 30 minutos e virando-os a cada intervalo deles, até que fiquem sequinhos de ambos os lados. No total, este processo de desidratar tomate no forno pode demorar de 2 a 4 horas.

Dica: O tempo de forno dependerá do seu forno e do tamanho dos seus tomates.

Confira também: Receita de Sardinha na panela de pressão!

Quando os tomatinhos estiverem prontos, retire-os do forno e deixe que esfriem completamente antes de usar.

Envie seu Comentário