Nessa matéria você vai aprender a fazer uma Esfirra de carne molhadinha, trata-se de um salgado tradicional da culinária árabe que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo e é uma opção perfeita para lanches, festas ou até mesmo para um jantar especial. Confira abaixo o passo a passo e mãos à obra, só não esqueça de nos dizer o que achou, adoramos receber o feedback de todos vocês.
Ingredientes da receita de esfirra de carne
Da massa
- 2 ovos inteiros batidos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 e ½ xícaras (chá) de leite integral morno
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 5 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (770g)
- 1 gema de ovo batida com 2 colheres (sopa) de leite gelado (para pincelar)
Do recheio (sugestão)
- 500g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
- 1 xícara (chá) de tomate sem sementes picados em pedacinhos
- ½ xícara (chá) de cebola bem picadinha
- ½ xícara (chá) de cebolinha
- salsinha e hortelã picadinhas a gosto (opcional)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- temperos (a gosto)
Modo de preparo
Numa tigela grande, coloque: o açúcar, o fermento biológico seco e o leite morno, misturando bem com um fouet. Quando o fermento já estiver bem diluído, acrescente o óleo, os ovos batidos e o sal, mexendo bem.
Comece a acrescentar a farinha de trigo aos poucos, misturando a cada adição com uma colher, mas quando a massa pesar, coloque as “mãos na massa” e sove, na própria tigela mesmo, até obter uma massa lisa e homogênea. No início parecerá muito mole, mas aos poucos, ficará no ponto correto. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Ela ficará macia e levemente grudenta, é normal.
Utilize plástico-filme para cobrir a tigela e deixe descansar por cerca de 45-50 minutos em lugar fechado e abafado, como, por exemplo, forno ou micro-ondas desligado.
Nesse meio tempo, prepare o recheio, adicionando a carne moída numa vasilha e temperando com o tomate sem sementes bem picadinho, a cebola picada, cebolinha, salsinha e hortelã (opcional), pimenta-do-reino e sal, misturando bem.
Observe se a carne está sequinha, sem líquido, se não estiver, deixe drenando numa peneira, por, no mínimo, meia hora. Pegue novamente a massa, que já estará crescida, e pressione com as pontas dos dedos para abaixar e voltar ao início da fermentação.
Numa bancada enfarinhada, divida a massa em 3 partes e abra a massa com um rolo, esticando para um lado e para o outro, até ficar bem retinha. A espessura deverá ser média.
Para cortar a massa, utilize um aro ou a boca de um pote, com 1 cm de diâmetro. Se desejar, pode fazer de outro tamanho as suas esfirras.
Estando abertas, adicione um pouco de recheio no centro de cada uma delas, una as duas pontas no centro, depois uma das pontas você joga no centro com as outras duas pontas e a outra você fecha, fazendo um biquinho, sempre dando o formato de triângulo. Feche bem para não abrir na hora de assar. Também é fundamental que a carne esteja bem sequinha.
Numa assadeira retangular grande, untada e enfarinhada, acomode as esfirras com a emenda para baixo. Pincele delicadamente cada uma das esfirras com a mistura de gema e leite.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cercas de 40 minutos. Retire, deixe amornar, sirva e se delicie com sua apetitosa esfirra de carne.
Confira também: Receita de Couve-flor recheada ao forno!
Rendimento: em média 18-20 esfirras (utilizando o aro de 12cm)
Dica: Essa é uma massa básica e pode ser usada para outros tipos de salgados.
As esfirras já assadas, podem ser armazenadas na geladeira por até 2 dias. Na hora de servir, é só aquecer no micro-ondas.
Não perca a chance de se juntar ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp! Receba diretamente no seu celular receitas únicas e saborosas todos os dias. ENTRE NO GRUPO AQUI – é totalmente gratuito, e você terá acesso antecipado a todas as nossas gostosuras!
Envie seu Comentário