Lombo de porco assado com abacaxi: Receita prática e saborosa!

O Lombo de porco assado com abacaxi é uma daquelas receitinhas que fazem um grande sucesso, deixando todos com água na boca. Nessa matéria você vai encontrar um passo a passo simplificado pra preparar essa receitinha em sua casa, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou pra gente, através dos comentários em nossa página.

Ingredientes:

  • 1½ quilogramas de lombo suíno
  • 2 latas de abacaxi em calda
  • 6 dentes de alho grandes
  • 1 maço de alecrim fresco
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • pimenta do reino
  • sal

Lombo de porco assado com abacaxi

Modo de preparo:

Coloque o lombo numa assadeira com a parte da gordura virada para cima. Faça alguns cortes ao longo do lombo e arrume dentro desses cortes o alecrim e os dentes de alho fatiados.

Dica: Ao colocar esses ingredientes dentro do lombo você consegue que a carne pegue melhor os temperos!

Escorra o abacaxi e jogue a calda dele sobre o lombo. Salpique pimenta do reino a gosto, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por 8 horas ou de um dia para o outro, virando o lombo a meio do tempo.

Dica: É importante o lombo ficar marinando por esse tempo para a carne ficar mais macia e saborosa.

Depois do tempo indicado retire o lombo da geladeira, polvilhe sal e reserve por 10-20 minutos, para pegar a temperatura ambiente. Depois leve ao fogo uma frigideira com um fio de óleo e doure o lombo de todos os lados.

Dica: Ao processo de dourar o lombo de todos os lados se chama selar a carne e é importante para manter a suculência do lombo.

Retire o lombo para uma assadeira e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Na frigideira em que dourou o lombo coloque a calda de abacaxi em que ele esteve marinando e adicione 2 colheres de sopa de mel. Deixe ferver por 10-15 minutos ou até este molho de abacaxi reduzir.

Dica: Não precisa cobrir o lombo com papel alumínio enquanto ele estiver no forno.

Enquanto isso leve também ao fogo o abacaxi reservado. Adicione a manteiga e o restante mel e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até libertar seus sucos e começar a caramelizar.

Quando o molho de abacaxi reduzir, passe ele por uma peneira. Retire o lombo do forno, jogue o molho sobre ele e devolva ao forno por mais 15-30 minutos.

Enquanto o lombo está assando, abra o forno de vez em quando (de 10 em 10 minutos, por exemplo) e regue ele com o molho na assadeira, para a carne caramelizar e não ficar ressequida. O tempo que o lombo leva para assar depende do tamanho dele, para uma peça de 1 quilo e meio recomendamos 1 hora de forno.

Confira também: Receita de Risoles de Frango com Catupiry!

Quando o seu lombo com molho de abacaxi estiver pronto, retire do forno e deixe por 5 minutos antes de cortar (os sucos irão assentar e deixar a carne mais suculenta). Sirva com o abacaxi caramelado e está pronto para deliciar todos. Bom apetite!

Envie seu Comentário