Molho Agridoce: Receita simples e deliciosa!

Nessa matéria você vai aprender a fazer o tradicional Molho Agridoce, trata-se de uma receita muito simples de preparar, que certamente fará sucesso entre os seus amigos e familiares, ideal pra você servir com carnes, saladas, sanduíches, entre outros. Confira o passo a passo simplificado abaixo e mãos à obra, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou pra gente.

Ingredientes:

  • 1 lata de abacaxi em conserva
  • ¾ xícara de açúcar (de preferência mascavo)
  • ¼ xícara de vinagre de arroz ou vinagre de maçã
  • 3 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
  • 2 colheres de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de shoyu (molho de soja) ou tamari
  • 1 pitada de sal
  • corante alimentício vermelho (opcional)

Molho Agridoce

Modo de preparo:

Para preparar o molho agridoce chinês comece por dissolver a maisena na água até desfazer todos os grumos e obter um líquido branco. Reserve.

Dica: para melhores resultados, a água deverá estar gelada ou em temperatura ambiente.

Numa panela coloque o suco do abacaxi em conserva, o açúcar, o vinagre, o ketchup e o shoyu ou tamari. Leve ao fogo médio e fique mexendo até dissolver todo o açúcar e a mistura começar a ferver.

Dica: nesta receita só aproveitamos o suco do abacaxi, por isso reserve a fruta para outras receitas ou para servir como acompanhamento ou sobremesa da sua refeição. Não use suco de abacaxi natural porque ele poderá talhar o molho.

Nesse momento, enquanto mexe, adicione a misturinha de maisena e água. Continue mexendo por mais 1 minuto ou até obter um molho espesso. Desligue o fogo, prove e acerte o sabor com um pouco de sal.

Dica: a maisena vai espessar o molho instantaneamente por isso, e para evitar os grumos, não pare de mexer enquanto adiciona na panela.

Se quiser intensificar a cor do molho, poderá adicionar 2-4 gotas de corante alimentício vermelho, sem devolver ao fogo. Deixe este molho agridoce simples esfriar completamente antes de servir e desfrute do seu sabor delicioso!

Confira também: Receita de Molho Bechamel!

Dica: o molho agridoce torna-se mais espesso quando esfriar e pode ser armazenado na geladeira por até 2-3 semanas, dentro de um recipiente tampado.

Envie seu Comentário