Pernil assado no forno: Receita fácil e suculenta!

Nessa matéria você vai aprender a fazer um Pernil assado no forno de maneira prática, ótima sugestão de receita pra você servir em sua refeição principal, certamente todos os seus amigos e familiares vão adorar o resultado. Confira o passo a passo abaixo e mãos à obra, não esqueça de enviara a sua opinião de como ficou, através dos comentários na página, ficaremos felizes com a sua opinião.

Ingredientes:

  • 1 pernil sem osso com 3kg
  • 2 cebola picada
  • 6 dentes de alho amassado
  • 1 copo americano de vinho branco
  • 1 limão
  • 1 xícara de água (240 mililitros)
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 fio de azeite de oliva
  • sal
  • pimenta do reino
  • cravinhos

Pernil assado no forno

Modo de preparo:

Prepare seu pernil de porco suculento fazendo alguns cortes na pele ou na carne, isso permite que os temperos penetrem melhor.

Dica: Se estiver usando pernil congelado, deixe descongelar completamente antes de temperar. Seu pernil ficará mais suculento se você assar com pele e gordura, por isso não aconselhamos limpar o pernil.

Prepare o tempero para pernil misturando numa tigela ou no liquidificador a cebola, o alho, o vinho, o suco de um limão, a água, o cubo de carne desfeito com as mãos, o alecrim, o tomilho e a pimenta do reino.

Dica: Se não usar o liquidificador pique finamente a cebola e o alho.

Espalhe a mistura anterior por todo o pernil, de preferência usando um pincel de cozinha e insistindo sobretudo nos cortes que fez previamente na carne/na pele. Cubra com filme plástico e reserve por 8h ou de um dia para o outro na geladeira – vire o pernil a meio do tempo, para que todo ele pegue o sabor do tempero.

Dica: Outra opção ao uso do filme plástico é deixar o pernil marinando é colocá-lo num saco de plástico resistente, com o tempero dentro, e amarrar bem.

Passado esse tempo transfira o pernil e o tempero para um refratário de vidro ou assadeira, com a parte da gordura virada para baixo. Tempere todo ele com sal, regue com um fio de azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC (forno médio).

Dica: Se tiver reservado seu pernil na geladeira não esqueça de deixar em temperatura ambiente por uns 30 minutos antes de assar, assim ele não sofrerá um choque térmico e não perderá a suculência.

Quanto tempo para assar pernil de porco? O tempo que leva para assar um pernil no forno depende do tamanho do pernil e também do seu tipo de forno. O cálculo básico indica que é necessário 1h30 de forno para cada 1 quilo de pernil que esteja assando coberto com papel alumínio. Ou seja, para 3 quilos de pernil você precisa deixá-lo assando por 3-4 horas.

Dica: Confira o ponto da carne após assar pelo tempo indicado.

A meio do tempo abra o forno e vire o pernil ao contrário, de modo a que agora ele fique com a pele virada para cima. Nesse momento pode colocar alguns cravinhos entre os cortes feitos na pele e acrescentar também acompanhamento a gosto na assadeira.

Continue cozinhando com o papel alumínio até completar o tempo total, depois retire o papel alumínio e deixe por mais uns 30 minutos, para dourar.

Confira também: Receita de Quibe de forno com requeijão!

Depois disso seu pernil assado no forno suculento está pronto! Retire e reserve por 5 minutos antes de cortar, para que os sucos repousem e a carne fique suculenta. Depois pode fatiar e deliciar-se. Bom apetite!

Envie seu Comentário