Bacalhau gratinado com batatas e requeijão: Receita maravilhosa!

Nessa matéria você vai aprender a fazer um Bacalhau gratinado com batatas e requeijão super delicioso, é uma excelente opção de receita pra você servir em sua refeição principal, eu tenho certeza que todos os seus amigos e familiares vão adorar o resultado. Envie o seu comentário com a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de todos os leitores.

Ingredientes:

  • 800 gramas de bacalhau demolhado;
  • 2 colheres de óleo;
  • 2 cebolas grandes em rodelas;
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 kg de batata inglesa;
  • 200 ml de leite morno;
  • 2 colheres de margarina ou manteiga;
  • 1 pote de requeijão cremoso;
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado;
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto
  • Cebolinha verde a gosto

Bacalhau gratinado com batatas e requeijão

Modo de Preparo:

Primeiro passo: Em uma panela apropriada com água, escalde o bacalhau pelo tempo aproximado de dez minutos, após levantar fervura.

Segundo passo: Escorra, espere esfriar um pouco e desfie em lascas médias.

Terceiro passo: Coloque um pouquinho de óleo em outra panela e refogue a cebola e o alho até dourar.

Quarto passo: Em seguida, junte também o bacalhau desfiado e espere cozinhar pelo tempo de oito minutos. Tempere com pimenta-do-reino e ajuste o sal, caso ache necessário.

Quinto passo: Passado o tempo, acrescente a cebolinha verde picada, misture tudo cuidadosamente. Deixe reservado.

Sexto passo: Agora, para começar a preparação do purê, cozinhe as batatas na água por quinze minutos ou até ficarem macias.

Sétimo passo: Escorra, espere as batatas esfriar um pouco e amasse com um garfo (ou passe no espremedor).

Oitavo passo: Coloque o purê de batatas em uma vasilha de tamanho apropriado, misture o leite aos poucos utilizando uma colher, e vá mexendo até obter a consistência que você desejar.

Nono passo: Coloque também a margarina e tempere com sal, sempre mexendo. Caso prefira, poderá também utilizar uma batedeira para deixar tudo bem misturado e homogêneo. Reserve.

Décimo passo: Pegue um refratário de tamanho grande, unte com azeite de oliva e vamos começar a montagem do prato. Faça uma camada com o purê de batatas e outra com o refogado de bacalhau. Em seguida, distribua o requeijão por cima do refogado e, por último, faça outra camada com o purê de batatas.

Décimo primeiro passo: Finalize a montagem espalhando por cima de tudo o queijo parmesão ralado.

Décimo segundo passo: Coloque a forma refratária no forno preaquecido a 180ºC e deixe gratinar pelo tempo de quinze minutos ou até ficar bem dourado.

Décimo terceiro passo: Prontinho, a receita de bacalhau gratinado com batatas e requeijão está perfeita. Agora, retire do forno e sirva quentinho. Arroz branco é uma excelente opção de acompanhamento do prato.

Confira também: Receita de Carne Moída com Vagem!

Dicas:

É bom lembrar que o processo de dessalga do bacalhau é demorado, portanto deve ser feito com a antecedência necessária. Para tanto, coloque os pedaços em uma vasilha, cubra com água e leve à geladeira, deixando lá de um dia para o outro, trocando a água de três a quatro vezes nesse período.

Envie seu Comentário