Bolo de Chocolate úmido sem farinha de trigo (Receita maravilhosa)

O Bolo de Chocolate úmido sem farinha de trigo é uma excelente opção de receita pra você preparar na sua casa, é leve e muito saborosa, eu tenho certeza que todos vão adorar. Abaixo você vai encontrar a lista de ingredientes e o passo a passo, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou pra gente, ficaremos felizes com o seu feedback.

Ingredientes:

  • 120 gramas de chocolate meio amargo em barra
  • 3 ovos médios
  • ½ xícara de manteiga ou margarina (100 g)
  • ½ xícara de açúcar (80 gramas)
  • ½ xícara de nozes picadas
  • 2 colheres de sopa de maizena (amido de milho)
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (opcional)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal

Bolo de Chocolate úmido sem farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque o chocolate picado em pedaços e a manteiga. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 30 segundos e retire para mexer. Devolva ao micro-ondas por mais 1-2 ciclos de 30 segundos, sempre retirando para mexer, até o chocolate estar completamente derretido e bem misturado com a manteiga. Reserve.

A seguir separe as gemas das claras, colocando as gemas numa tigela grande e as claras na tigela da batedeira. Bata as claras com uma pitada de sal, na batedeira, até que fiquem bem firmes em ponto neve, para isso será necessário bater por uns 10 minutos na velocidade alta. Reserve na geladeira.

Adicione o açúcar nas gemas e misture muito bem com uma espátula até obter um creme suave (gemada), com os grãos de açúcar dissolvidos.

Dica: aconselhamos usar açúcar refinado, pois é mais fácil de dissolver.

Se quiser, acrescente também o iogurte, que vai ajudar a conseguir um bolo de chocolate mais encorpado e menos quebradiço. Adicione o chocolate e manteiga derretidos na gemada anterior e mexa para incorporar muito bem.

Dica: neste momento pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio-alto).

Seguidamente, para conferir textura e estrutura neste bolo de chocolate úmido, adicione as nozes picadas e a maizena peneirada junto com o cacau e o bicarbonato de sódio. Misture para incorporar bem.

Dica: o bicarbonato de sódio vai no lugar do fermento e ajuda a conseguir um bolo mais úmido.

Finalmente adicione as claras, pouco a pouco, incorporando-as na massa do bolo de chocolate em movimentos envolventes, para que não percam o ar.

Transfira a massa do bolo para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó e coloque assando no forno a 180ºC. Para conseguir um bolo de chocolate cremoso deixe assar por 30 minutos, se preferir um bolo de chocolate úmido mas fofinho, deixe por 40 minutos.

Dica: use uma forma de bolo ou de torta, com 20 a 22 cm de diâmetro.

Confira também: Receita de Bolo de fubá com dois ovos!

Retire seu bolo de chocolate sem farinha de trigo do forno e desenforme quando esfriar. Bom apetite!

Envie seu Comentário