Bolo de milho com o bagaço do curau: Receita simples e deliciosa!

O Bolo de milho com o bagaço do curau é uma daquelas receitinhas do tempo da vovó, que nos faz lembrar do período na roça, da família reunida pra tomar o cafezinho. Nessa matéria você vai aprender a fazer esse bolo, através de um passo a passo simplificado, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, através dos comentários na nossa página.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de bagaço de milho
  • 1½ xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • ¾ xícara de açúcar cristal ou refinado
  • 1 xícara de leite de vaca ou de coco
  • 2 ovos médios
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de chá de canela moída (opcional)

Bolo de milho com o bagaço do curau

Modo de preparo:

Comece por bater no liquidificador o bagaço de milho com o açúcar, o leite, os ovos e a manteiga ou margarina até obter uma mistura o mais lisinha possível.

Dica: essa quantidade de bagaço de milho será o equivalente ao bagaço de 4-6 espigas de milho.

Em seguida, adicione a farinha de trigo aos poucos nessa mistura do bolo com bagaço de milho. Bata somente até incorporar a farinha e, se quiser, adicione a canela também. Por fim, misture levemente o fermento sem bater.

Dica: se você bater demasiado a farinha, o resultado poderá ser um bolo solado. Por isso é importante adicionar a farinha aos poucos (por 2 a 3 vezes), batendo somente até incorporar.

Preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) com calor em cima e em baixo. Unte com óleo ou manteiga uma forma de furo no meio com mais ou menos 22 cm de diâmetro e polvilhe farinha ou açúcar em toda ela. Coloque aí a massa deste bolo de milho.

Confira também: Receita de Bolo de Arroz cru fofinho!

Quando o forno estiver na temperatura indicada, coloque o bolo de bagaço de milho verde assando por 30-40 minutos ou até ficar douradinho e passar no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.

Envie seu Comentário