Pão Sírio caseiro: Receita maravilhosa!

Que tal preparar um Pão Sírio caseiro através de um passo a passo muito simplificado? Trata-se de uma ótima sugestão de receita pra você servir como acompanhamento de Patês, pastas como Homus, queijo gorgonzola e azeite, quibe cru, entre outras opções. Se você for fazer, envie-nos uma mensagem com a sua opinião, através dos comentários na página.

Ingredientes:

  • 300 gramas de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco (fermento granulado instantâneo)
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 mililitros de azeite de oliva
  • 200 mililitros de água morna

Pão Sírio caseiro

Modo de preparo:

Para fazer esta receita de pão sírio comece por reunir os ingredientes. Algumas receitas de pão sírio são preparadas sem azeite, no entanto aconselho usar, pois ele ajuda a conservar a umidade na massa de pão, deixando-o mais macio e também mais saboroso.

Dissolva o fermento na água morna e reserve por 10 minutos, para ativar.

Dica: Você saberá que o fermento está ativo quando formar uma espuminha na água.

Na tigela da batedeira ou numa tigela comum coloque a farinha peneirada, misture nela o sal e abra um buraquinho no centro. Coloque aí o fermento com a água e amasse para integrar estes ingredientes.

Adicione o azeite de oliva e continue amassando por uns 20 minutos, até misturar tudo muito bem e obter uma massa suave.

Quando conseguir o ponto da massa, modele em forma de bola e acomode dentro de uma tigela levemente untada com azeite. Deixe crescer em um local ameno durante, pelo menos, 2 horas.

Dica: Cubra a massa com película aderente ou com um pano, para que se mantenha úmida.

Depois desse tempo sove levemente a massa, para libertar o ar, e separe porções pequenas (menores que a palma da sua mão). Modele em pequenas bolinhas numa superfície enfarinhada.

Abra a massa em forma de disco ou ovalada e coloque numa bandeja de forno untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC, de preferência com circulação de ar (convecção), durante 10 minutos ou até inflar e dourar.

Outra opção é assar numa frigideira por cerca de 20-30 segundos ou até começarem a surgir as primeiras bolhas de ar, depois vire e deixe esquente desse lado até que o pão esteja totalmente inflado.

Veja também: Receita de Crepe suíço na frigideira!

Dica: Lembre que este é um pão achado, por isso a massa não deverá ter mais que 1 cm de espessura.

Envie seu Comentário