Pão francês caseiro: Receita maravilhosa!

Nessa matéria você vai aprender a fazer o tradicional Pão francês caseiro, bastante consumido nos lares brasileiros, seja no café da manhã ou no lanche da tarde. Confira abaixo a lista de ingredientes que você utilizar e o modo de preparo, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de todos vocês.

Ingredientes:

  • ½ quilograma de farinha de trigo para pão (farinha tipo 1)
  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina amolecida
  • 1 xícara de água morna
  • 1 colher de chá de sal

Pão francês caseiro

Modo de preparo:

Para fazer pão francês em casa comece por dissolver o fermento e o açúcar na água.

Dica: Se preferir usar fermento biológico fresco você irá precisar de 3 tabletes (30g).

Numa tigela grande coloque a farinha, a manteiga e o sal e misture. Abra um buraquinho ao centro, coloque aí a água e misture do centro para fora, amassando e sovando bem a massa até ficar lisinha e desgrudando.

Dica: Se, após 5 minutos sovando, a massa continuar grudenta, adicione mais farinha. Se, pelo contrário, a massa estiver muito seca, coloque um pouco mais de água.

Modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe descansar por 1-2 horas.

Dica: Se colocar a massa ao sol ou num local quente ela crescerá mais rapidamente.

Após o tempo indicado pegue na massa e volte a sovar, para retirar o ar da fermentação. Separe em pedaços, abra com um rolo e enrole em forma de cilindro. Com uma faca faça um corte superficial, como na foto.

Dica: Na indústria da panificação cada pedacinho de massa contém cerca de 60g. Você pode usar esse peso como medida para preparar seu pão caseiro.

Coloque os pães em um tabuleiro de forno untado e deixe crescer por mais 1 hora, assim seu pão ficará bem fofinho! Finalmente ligue o forno a 200ºC. Quando estiver quente, pincele os pães com um pouco de água e coloque assando por 20-30 minutos, ou até dourarem.

Dica: Deixe um espacinho entre cada pão, para que eles possam crescer sem grudarem uns nos outros. Após os primeiros 15 minutos de assadura borrife ou pincele os pães com água, para garantir que a crosta fica bem crocante.

Confira também: Receita de Pão com farinha de arroz!

Retire seu pão do forno e deixe esfriar um pouco, depois é só se deliciar.

Envie seu Comentário