Bolinho de Bacalhau crocante (Receita maravilhosa)

O Bolinho de Bacalhau crocante é uma ótima sugestão de receita pra você preparar em sua casa e servir como aperitivo ou petisco, eu tenho certeza que será um sucesso entre os seus amigos e familiares, todos vão adorar o resultado. Veja abaixo a lista de ingredientes e o passo a passo simplificado, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, adoramos receber o feedback de todos vocês.

Ingredientes:

  • 200 gramas de bacalhau dessalgado
  • ⅓ xícara de manteiga
  • ½ xícara de farinha de trigo (70 gramas)
  • 1 xícara de leite (240 mililitros)
  • 2 dentes de alho
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1 copo de óleo para fritar
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos
  • 1 pacote de farinha de rosca

Bolinho de Bacalhau crocante

Modo de preparo:

Para começar essa deliciosa receita de bolinho de bacalhau desfie o bacalhau ainda cru, retire a espinha e a pele. Em seguida, descasque e pique os dentes de alho.

Dica: Recomendamos que você compre o bacalhau já dessalgado para ganhar tempo. Caso você não consiga, pode dessalgá-lo em casa deixando em água durante 2 dias, trocando a água de 8 em 8 horas.

Aqueça uma panela, em fogo médio, com a manteiga. Quando a manteiga derreter, coloque os alhos picados e refogue.

Dica: Você também pode usar azeite no lugar da manteiga, mas os bolinhos de bacalhau ficarão mais suculentos e saborosos com manteiga (não margarina).

Antes do alho ficar dourado, adicione o bacalhau cru e mexa para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Dica: Você também pode preparar esta receita com bacalhau já cozido ou com sobras de bacalhau. Nesse caso cozinhe do mesmo jeito, apenas por menos tempo.

Coloque também a farinha, misture e deixe cozinhar por 3 minutos.

Dica: É importante cozinhar a farinha durante o tempo indicado, desse jeito você evita um gosto forte a farinha nesta receita de bolinho de bacalhau caseiro.

Esquente um pouco o leite no microondas ou no fogo, somente até amornar. Aos poucos, e sem deixar de mexer, adicione o leite na panela. Continue mexendo até se formar uma massa densa que se solta da panela.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa, coloque mais um pouco de leite.

Quando você notar que a massa está soltando da panela, adicione a salsinha picada e misture. Prove de sal e, se necessário, adicione um pouco mais. Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Depois reserve na geladeira por 3-4 horas.

Dica: O tempo de descanso permite que a massa fique compactada, assim você poderá modelar melhor os bolinhos. Se você estiver com pressa, pode deixar a massa no freezer por cerca de 30 minutos em vez de reservar na geladeira.

Quando você for modelar os bolinhos de bacalhau, coloque a farinha de rosca em uma tigela e bata os ovos em outra. Pegue porções de massa com uma colher, faça um formato oval com as mãos, passe o bolinho pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca. Repita esse processo mais uma vez, para reforçar o empanado dele, e faça o mesmo com a restante massa.

Dica: Depois de empanar os bolinhos de bacalhau você pode congelar eles para cozinhar em outro dia.

Confira também: Receita de Bacalhau de Páscoa!

Aqueça uma panela com óleo e frite 3-4 bolinhos de cada vez, para evitar que grudem entre eles. Quando estiverem bem douradinhos de todos os lados, retire e coloque em um prato com papel toalha, para absorver o excesso de gordura.

Dica: Os bolinhos de bacalhau tradicional são sempre fritos, mas você pode levá-los ao forno a 180ºC por 20 minutos ou até dourar. Prontíssimo! Os seus bolinhos de bacalhau sem batata já podem ser devorados!

Envie seu Comentário